| 20/03/2003 13h53min
O pronunciamento conjunto do secretário de Defesa e do chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos foi marcado por um apelo à população iraquiana para que não resista e fique longe dos alvos militares. Donald Rumsfeld e Richard Myers orientaram o povo do país atacado para que fique atento às rádios locais. As emissoras estarão passando informações sobre como conseguir água, alimentos e remédios.
O secretário de Defesa começou o discurso dizendo que o bombardeio da madrugada desta quinta, dia 20, foi apenas o primeiro ataque:
— Não será o último – enfatizou.
Rumsfeld disse também que não pode dar informações estratégicas sobre o conflito para não arriscar a vida dos soldados e dos países vizinhos ao Iraque. O general Myers completou a declaração dizendo que o governo americano quer preservar as surpresas táticas.
O militar revelou que o ataque da madrugada não foi um fracasso, apesar de não atingir Saddam Hussein. Segundo ele, o alvo dos aliados é o controle de gerenciamento do regime e a base atacada era muito importante.
O secretário Rumsfeld revelou que há evidências de que o própio povo do Iraque esteja se articulando pela libertação. De acordo com ele, existem iraquianos trabalhando para derrubar Saddam Hussein.
Sobre se uma operação de busca iniciada também nesta quinta no Afeganistão teria algo a ver com o conflito no Iraque, a resposta do general Myers foi enfática:
— São duas operações separadas. Não há coincidência.
Uma das raras notícias sobre o front divulgadas pelas autoridades norte-americanas foi a de que poços de petróleo podem ter sido incendiados. Segundo Rumsfeld, existe a informação que três ou quatro poços estão pegando fogo no sul do Iraque.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.